Resiliência

Digamos que você está vivendo um dia normal, tudo está como deveria estar, até que uma situação muito difícil surge para você. Uma situação que te pega no susto e está fora do seu controle. O que você faz? Chora, sente medo, foge, se esconde, ou enfrenta? Todos os comportamentos são normais. Porém enfrentar é uma característica das pessoas resilientes emocionalmente.

Resiliência é uma característica da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional. Ser resiliente é uma das características essenciais de um grande líder.

Veja abaixo 5 principais características das pessoas resilientes.

 

1 – Grande capacidade de adaptação

Mudanças de rota acontecem a todo instante. Ser flexível, emocional e mentalmente, ter facilidade em adotar características aparentemente opostas, como ser lógico e intuitivo, garantem o sucesso e tranquilidade no objetivo proposto.

 

2- Aprendem continuamente

“Qual a lição por trás dessa experiência?” Essa é uma típica pergunta de uma pessoa emocionalmente resiliente. Seja qual for o acontecido sempre experimentam emoções positivas mesmo em crise.

 

3- Sabem se defender

Mesmo frente a pessoas mal-intencionadas se defendem buscando apoio e recursos internos potencializadores.

 

4- Melhoram sempre

Pessoas resilientes tem sempre o foco que o seu futuro seja melhor que o seu passado. Aprendem com as experiências, reúnem recursos e fazem sempre o melhor.

 

5- Criam emoções positivas na crise

Mesmo quando tudo parece estar fora do seu controle, buscar internamente emoções positivas que irão transformar o seu estado e modificar o seu comportamento é a principal característica dos resilientes em momentos de grande desconforto.